terça-feira, 20 de maio de 2008

MNLM OCUPA DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO



UNIÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS URBANOS

Em fevereiro a prefeitura de Porto Alegre protagonizou e sediou a CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE DESENVOLVIMENTO DAS CIDADES, com o objetivo de lançar POA como modelo de desenvolvimento, mas DESENVOLVIMENTO PARA QUEM?
O Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), o Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD) e o Movimento Nacional de Catadores de Recicláveis ( MNCR) não ficaram calados e foram as ruas mostrar a Porto Alegre que Fogaça não queria mostrar ao mundo.

Simultaneamente:

· O MNLM ocupou o Departamento Municipal de Habitação (DEMHAB), que nunca aparece nas reuniões que marcamos.
· O MTD ocupou a Secretaria Municipal de Industria e Comércio (SMIC), onde foram tratados com total desrespeito, sem nenhum avanço.
· O MNCR e participantes do Encontro Latino Americano de Organizações Populares Autônomas (ELAOPA) realizaram manifestação pacífica e foram violentamente reprimidos pela brigada militar.

REIVINDICAÇÕES:

* Implantação do Conselho Municipal da Cidade, conforme as deliberações das duas últimas Conferência das Cidades realizadas em Porto Alegre, que até hoje não foi realizado;
* Implementação das demandas atrasadas do Orçamento Participativo e dos Movimentos Sociais
*Livre circulação de carroças e carrinhos organizados em coleta seletiva solidária;
* Subsídios públicos pelos serviços de coleta seletiva solidária e destinação correta dos materiais recicláveis;
* Criação de pontos populares de trabalho;
*Passe Livre pra desempregadas e Filhos de desempregados que estejam estudando;


O Departamento Municipal de Habitação (DEMHAB) se utiliza de muito dinheiro para a publicidade e quase nada para a habitação popular
O MNLM tentou por diversas vezes manter diálogo com o DEMHAB, sem sucesso. Foi preciso ocuparmos a secretaria para sermos recebidos pelo Secretário N. Tessaro, que nos tratou com total desrespeito, saindo da sala de reuniões aos gritos e batendo a porta.

O governo FOGAÇA, que se diz detentor de democracia em governança solidária mostra o contrário aos trabalhadores, pois, desde que assumiu a Prefeitura, estamos em luta sem tréguas pelos nossos direitos e temos em resposta apenas portas fechadas e repressão policial.

A FALTA DE RESPEITO DA PREFEITURA NÃO TEM LIMITE

Em Janeiro a FASC abriu licitação para reformar o imóvel onde encontram-se assentadas provisoriamente as famílias da ocupação 20 de Novembro, nele previa a construção de espaço de convivência para moradores de rua. As famílias foram para o local com o compromisso que de lá só seriam removidas para outro definitivo, porém sem sequer serem comunicadas viram novamente a possibilidade de outro despejo.

Novamente, fomos para frente da prefeitura e de lá só saímos com o compromisso do engavetamento da licitação.
POVO NA RUA PARA RESISTIR, PARA LUTAR!!!



POVO QUE AVANÇA PARA O PODER POPULAR!!!

EXIGIMOS O ENGAVETAMENTO DA LICITAÇÃO E A GARANTIA DE QUE AS FAMILIAS SÓ SERÃO REMOVIDAS PARA LOCAL DEFINITIVO



REPRESSÃO A MARCA DESTE GOVERNO: SEMPRE PRESENTE.