quinta-feira, 16 de outubro de 2008

OCUPAÇÃO SANTA MÔNICA: 4 ANOS ABANDONADA PELO GOVERNO FOGAÇA

As famílias da Ocupação Santa Mônica ocuparam em Janeiro de 2005, área da Caixa no Bairro Chapéu do Sol, no Extremo Sul de POA Após serem despejadas as famílias foram assentadas provisoriamente em área do DEMHAB no Lami.
A quase 4 anos as famílias encontram-se vivendo precariamente na área pública que já tem projeto e verba aprovada no OP (750 mil, também a 4 anos) para o assentamento de outra comunidade.Após o MNLM ter ocupado o DEMHAB em Fevereiro, finalmente conseguimos uma reunião com a Governança e a secretaria de habitação...

Onde Tony Proença, representante da Governança Local e Tessaro, diretor do DEMHAB comprometeram-se em apresentar em 15 dias novo projeto para a área do Lami que contemple as famílias da Ocupação Santa Mônica e do Arroio Manecão.

ATÉ HOJE NADA!!!!
Aliás o DEMHAB apareceu lá no período eleitoral para assentar 6 famílias na área em troca de votos, com material de construção e tudo.
As famílias da Santa Mônica ficaram indignadas, pois sequer foram comunicadas.

“ Não resolvem o nosso problema. A luz aqui é precária, vive queimando aparelhos. Não tem esgoto e só tem 2 banheiros coletivos. E a prefeitura quer colocar mais gente aqui? “ – questiona uma moradora.

4° FEIRA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DO MERCOSUL

A Cooperativa 20 de Novembro do Movimento Nacional de Luta pela Moradia, esteve presente entre 11 e 13 de julho em Santa Maria na 4° Feira de Economia Solidária do Mercosul.

As companheiras e companheiros do MNLM marcaram presença nos debates que lá ocorreram

Fazer Economia Solidária também é fazer política...



O evento é um grande espaço de articulação, debate, troca de idéias e de comercialização direta de produtos dos empreendimentos solidários do RS e do Brasil, com a participação da Economia Solidária dos países do MERCOSUL e da América Latina.
Teve até uma visita as obras do PAC na Ocupação Santa Marta do MNLM em Santa Maria
e também diversas atividades culturais, entre elas:














Apresentação das crianças da Ocupação Santa Marta...

Os Companheiros e companheiras do MNLM de Porto Alegre, Santa Maria e Rio de Janeiro

trouxeram na mala muita motivação e boas idéias

ENTREGA DA PLATAFORMA DE REFORMA URBANA AS CANDIDATAS À PREFEITURA DE PORTO ALEGRE

O Movimento Nacional de Luta pela Moradia definiu em sua Plenária Municipal não defender candidatura a Prefeitura de Porto Alegre, no entanto não esteve alheio ao debate de projeto político para a cidade.
Neste sentido foram convidadas as candidatas do campo de esquerda a prefeitura para um ato onde receberam a Plataforma de Estratégias de Reforma Urbana do MNLM para a cidade de Porto Alegre.

FEIJOADA SOLIDÁRIA

No final do Inverno realizamos a Festa da Feijoada Solidária, por um preço solidário nossos parceiros puderam deliciar-se com a Feijoada do núcleo de alimentação da Cooperativa 20 Novembro e assistir a apresentações teatrais.