sexta-feira, 20 de abril de 2012

MOVIMENTO NACIONAL DE LUTA PELA MORADIA RETORNA AO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO AINDA MAIS FORTALECIDO!


 
Ontem a noite, 19 de Abril, mais de 700 pessoas participaram da Plenária Intermediária do MNLM na Restinga, Etapa anterior a Plenária Regional do Orçamento Participativo -  OP, na qual foram levantadas as demandas prioritárias para Restinga que o movimento irá defender no OP: 1º Construção Habitacional, 2° Educação Infantil, 3° Reforma e Ampliação de Equipamentos de Saúde, 4° Implantação de Equipamento de Assistência Social.

No ano passado, após mais de 10 anos lutando no OP por recursos para habitação, o MNLM se retirou da Plenária Regional do OP, na Restinga. Além de ser negado o direito de fala ao movimento, principal crítico à política habitacional de Porto Alegre, também foi impedida  a realização da tradicional Plenária Intermediária. O MNLM também questiona a metodologia e transparência da definição das famílias contempladas pelo MCMV 0 a 3 salarios minimos, feita pelo DEMHAB, através de um tal "sorteio" que é uma caixa de surpresa. No ano passado os 350 integrantes do movimento que estavam na Plenária do OP protestaram, formando uma fila e entregando as cédulas de votação em branco ao Prefeito Fortunatti, sinalizando que não teriam interesse de participar com o voto, sendo a voz lhes havia sido negada e se retiraram da Plenária. (ASSISTA O VÍDEO: http://www.youtube.com/watch?v=9509kxzw9DY&feature=channel&list=UL

Gilberto Aguiar, morador da Restinga e membro da Coordenação Nacional do MNLM, afirma que a prefeitura de Porto Alegre tem uma dívida com o movimento de 1 milhão  em demandas atrasadas do OP e que “a prefeitura tem a obrigação de investir recursos municipais em habitação e não apenas executar e se promover com a política do governo federal (Minha Casa, Minha Vida).”

Nenhum comentário: