quarta-feira, 22 de julho de 2009

CONSTRUÇÃO DE CISTERNA NA OCUPAÇÃO


Nos dias 15, 16 e 17 de janeiro de 2009, a comunidade da Ocupação 20 de novembro, construiu uma cisterna de 7 mil litros no local onde as famílias encontram-se assentadas provisoriamente na Avenida Padre Cacique, 1345.


A ação é resultado do curso "Cidade mais Sustentável Começa Aqui" promovido pelo Casatierra e financiada pelo Núcleo Amigos da Terra Brasil, integrante da Federação Amigos da Terra Internacional, que além da cisterna trabalhou com as famílias a organização de uma horta de plantas medicinais e participou de uma oficina de serigrafia e comunicação popular.



Com o curso os trabalhadores estão habilitados para oferecer o serviço de construção de cisternas.


Segundo o texto da Lei Municipal 10.506 de 2008, que instituiu o Programa de Conservação, Uso Racional e Reaproveitamento das Águas nas Edificações, as novas construções deverão captar, armazenar e utilizar a água da chuva e as águas servidas para serviços de limpeza, manutenção de jardins e descarga de vasos sanitários.


O reaproveitamento da água da chuva e das águas servidas diminui em 50% a demanda de água potável.


Durante os três dias de curso participaram também integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), do Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB/Viamão) e do Movimento Nacional dos Catadores de Resíduos Recicláveis (MNCR) que possui um galpão de triagem e uma cooperativa de catadores no local.



Além da formação dos trabalhadores para a construção de cisternas de ferro- cimento, o curso também trabalhou o resgate de conhecimentos populares sobre ervas medicinais.

Nenhum comentário: