quarta-feira, 22 de julho de 2009

I ACAMPAMENTO MUNICIPAL DA JUVENTUDE DO MNLM: “Construindo uma Cultura de Sustentabilidade Solidária”



O I Acampamento Municipal da Juventude do MNLM foi realizado no Lami, extremos sul de Porto Alegre, nos dias 06, 07 e 08 de Dezembro de 2008. Teve a participação de cerca de 100 jovens da Ocupação Santa Mônica (Lami), Ocupação 20 de Novembro (Centro), Ocupação Eduardo Prado (cavalhada), Ocupação Vale das Figueiras (Belém Novo), Cristal, Região Nordeste, Bom Jesus (Leste), Morro Santana (Leste) e Restinga.
O Acampamento teve o apoio da Fundação Luterana de Diaconia, Sintrajufe e Sindicato dos Metalúrgicos. Foi um espaço de formação a cerca do debate da construção de uma economia alternativa visando fomentar a organização da juventude em núcleos solidários de geração de trabalho e renda.
Buscando além de garantir a autonomia e sustentabilidade financeira dos jovens, disputar o mercado cultural hegemônico e criminalizador da juventude periférica, através da construção de ferramentas de Comunicação Comunitária e do Hip Hop como forma de reação aos conflitos sociais e à violência sofrida pelos jovens das classes menos favorecidas da sociedade urbana.
Os jovens participaram de oficinas práticas e teóricas de vídeo, serigrafia, rádio comunitária, graffiti e jornal comunitário. Além de debates sobre Juventude e Reforma Urbana, Economia Solidária, Elaboração de projetos, etc.
Os jovens também debateram a organização, as bandeiras e lutas da Juventude do MNLM

Nenhum comentário: