quinta-feira, 25 de novembro de 2010

4 ANOS DE RESISTÊNCIA DA OCUPAÇÃO 20 DE NOVEMBRO

Correio do Povo

ANO 116 Nº 53 - PORTO ALEGRE, SEGUNDA-FEIRA, 22 DE NOVEMBRO DE 2010

Data reforça luta pela moradia

Famílias retiradas do Centro estão desde 2007 na avenida Padre Cacique
(foto: paulo nunes)


Integrantes do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) realizaram sábado uma série de atividades para comemorar os quatro anos de resistência da Ocupação 20 de Novembro. Em 2006, 36 famílias se fixaram em um prédio vazio na esquina da avenida Mauá com a rua Caldas Junior. Quatro meses depois, no dia 23 de março de 2007, as famílias foram despejadas e realocadas para um assentamento precário localizado na avenida Padre Cacique, 1345.

Para marcar a data e dar mais visibilidade ao movimento, às 16h de ontem alunos da Ufrgs realizaram atividades esportivas e recreativas com as crianças no parque Marinha do Brasil. No fim da tarde, às 18h, ocorreu a exibição do vídeo "Ocupação 20 de Novembro: Quando morar é um privilégio, ocupar é um direito", que narra o processo de despejo dos moradores no Centro da cidade até a ida para o atual assentamento. No local, onde 23 famílias estão instaladas, está prevista a construção de um hotel pelo Sport Club Internacional para a Copa do Mundo de 2014. Porém, ainda não há solução para readequar os moradores.

O encerramento das festividades ocorreu às 19h, com uma festa comunitária de música popular. Cerca de cem pessoas ligadas ao movimento participaram da programação.

Segundo a coordenadora do movimento em Porto Alegre, Ceniriani da Silva, a comemoração serviu para lembrar que o prédio, um dia habitado por eles, continua abandonado. No imóvel, os moradores criaram a Cooperativa 20 de Novembro, que possui núcleos de geração de renda nas áreas de reciclagem, comunicação e alimentação para eventos.

Nenhum comentário: