domingo, 21 de novembro de 2010

A COPA DE 2014 É AQUI, E NÓS PARA ONDE VAMOS?


OCUPAÇÃO 20 DE NOVEMBRO:
4 ANOS DE RESISTÊNCIA E LUTA!!!! 
 
No dia 20 DE NOVEMBRO DE 2006 o Movimento Nacional de Luta pela Moradia- MNLM ocupou, pela segunda vez, o prédio situado na esquina da Avenida Mauá com a caldas Junior no centro de Porto Alegre.

A ocupação teve como objetivos denunciar os vazios urbanos, a especulação imobiliária e provocar o debate da reversão de imóveis utilizados para fins ilícitos para moradia popular, pois o imóvel em questão, construído com dinheiro público e privatizado fora utilizado pelo PCC em tentativa de assalto.

4 ANOS DEPOIS O PRÉDIO EM QUESTÃO CONTINUA NÃO CUMPRINDO NENHUMA FUNÇÃO SOCIAL! (Conforme determina o Estatuto das Cidades Lei 10.257/01)

Desde 23 DE MARÇO as famílias
DE 2007 do MNLM encontram-se assentadas provisoriamente em área pública na Avenida Padre Cacique. As famílias retomaram os núcleos de produção e com seu trabalho restauraram o imóvel público.

COOPERATIVA 20 DE NOVEMBRO

Atualmente, funciona no assentamento a COOPERATIVA 20 DE NOVEMBRO, que possui núcleos de comunicação (serigrafia, designer gráfico, criação de sites e blogs), alimentação (refeições para eventos e padaria), Reciclagem, Estacionamento, Artesanato e Prestação de Serviços . Todos os núcleos possuem uma organização autogestionária, a administração do empreendimento é coletiva e democrática, todas as decisões e investimentos são discutidos coletivamente e o resultado é dividido igualmente entre todos.

Hoje a Cooperativa 20 de Novembro tem abrangência municipal e gera renda para os e as militantes do movimento além de uma porcentagem do resultado obtido ser revertido para a luta do MNLM na cidade.

NOVA AMEAÇA!!!

No local onde as famílias encontram-se assentadas provisóriamente, que fica ao lado do Sport Club Internacional, há um projeto de construção de prédios de hotel para a Copa de 2014.

As obras já iniciaram! E as famílias questionam:
 

"A COPA DE 2014 É AQUI, E NÓS PARA ONDE VAMOS???"


Nenhum comentário: