sábado, 23 de abril de 2011

JANTA E FESTA EM SOLIDARIEDADE À OCUPAÇÃO 20 DE NOVEMBRO

As famílias da ocupação 20 de Novembro convidam para uma janta em referência aos 4 anos da operação de guerra armada pela governadora Yeda para realizar seu despejo do prédio no centro de Porto Alegre. 

Há 4 anos as famílias encontram-se assentadas precariamente em área pública ao lado do Sport Club Internacional e com esforço coletivo restaurtaram o imóvel (antes abandonado pela prefeitura) e fundaram a Cooperativa 20 de Novembro.
Para viabilizar as obras para a Copa de 2014 a prefeitura doou para o Internacional a àrea em que as famílias estão residindo. As obras já cercam o local, mas até o momento a prefeitura não apresentou proposta de reassentamento.

Neste sentido, o MNLM convida a todos os parceiros e amigos a se solidarizar com as famílias da ocupação 20 de Novembro e se somar a luta pela "Reforma Urbana", "Por Moradia Popular no Centro" e  " Trabalho Solidário e Geração de Renda"!

OCUPAR, RESISTIR PRA MORAR E CONTRUIR UMA NOVA SOCIEDADE!!!

Audiência pública debate os impactos das obras da Copa 2014 em POA


        Audiência pública discutiu, no último dia 25 de Março, os impactos das obras da Copa 2014 em Porto Alegre. Os Comitês Populares da Copa de Porto Alegre e as comunidades do Morro Santa Teresa, do Cristal, da Cruzeiro, da Lomba do Pinheiro, da Zona Sul e da antiga zona rural da cidade participaram do encontro. 

       As comunidades denunciaram os impactos negativos das obras previstas pela prefeitura. Em todas as obras a serem realizadas, haverá despejo e realocação de famílias pobres - grande parte delas corre o risco de ser levada para lugares distantes de onde moram hoje.

SEMINÁRIO: MEGA PROJETOS E O DIREITO À CIDADE

FAMÍLIAS DO MNLM CONQUISTAM MORADIA NA RESTINGA


           No dia 15 de Abril de 2011, foi realizada na Restinga a solenidade de entrega das chaves do “Residencial Camila”, primeiro empreendimento do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) para famílias de baixa renda (0 a 3 salários mínimos) em Porto Alegre. O Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) se organiza na Restinga através do Orçamento Participativo (OP) há muitos anos. Sendo a prioridade do investimento do MCMV as demandas atrasadas do OP, até o fim do ano mais de 180 famílias do MNLM serão contempladas nos Condomínios “Camila” e “Repouso do Guerreiro”.



 SÓ A LUTA MUDA A VIDA!!!




VITÓRIA DO MNLM CONTRA DESPEJO EM TRAMANDAÍ


        No dia 06 de Abril foi realizada na escola Irineu Rapaki uma Audiência Pública solicitada pelo Movimento Nacional de Luta pela Moradia através da Comissão de Cidadania e Direito Humanos da Assembleia Legislativa para tratar do despejo de 1600 famílias ocupantes de uma área de Osório no município de Tramandaí. Vitória contra o Despejo e compromisso da Regularização da área!!!
        A área em questão pertence ao município de Osório, mas fica localizada no município de Tramandaí, a administração do loteamento estava nas mãos de uma construtora que faliu. Após houve uma ocupação incentivada por alguns políticos. Em Agosto de 2010 a empresa entrou na justiça e ganhou o processo de reintegração de posse, começou então a identificação e citação das famílias.
        Em julho de 2010 foi realizada pelo MNLM em parceria com a RECID- Rede de Educação Cidadã, uma oficina de vídeo na Ocupação do Agual que resultou em um vídeo divulgado no youtube que denunciou a precariedade em que viviam as famílias e sua luta que na época era pela regularização.


       Após a ordem de reintegração de posse em Agosto iniciou-se a luta contra o Despejo Forçado através da realização de diversas assembleias na comunidade, oficinas de comunicação, manifestações de rua, atos públicos, visitas as prefeituras e articulações com Comissão de Direitos Hum,anos, Ministério das Cidades, relatoria da ONU, etc.



              Além disso o MNLM potencializou a luta realizando também um acampamento na Associação de Moradores do Bairro Agual (AMBA) em Março de 2011, durante 3 dias aconteceram assembleias, oficinas de geração de trabalho e renda, atividades culturais e caminhada na comunidade, num processo de mobilização e organização que culminou na realização da Audiência Pública do dia 06.




              
          Apesar da Ausência da Prefeitura de Osório, foi apresentado pelo vice prefeito de Tramandaí um protocolo de intenções assinado pelo prefeito de Osório, no qual ambas as prefeituras assumem o compromisso de revogar a ordem de despejo e realizar uma transação de repasse da área para o município de Tramandaí. A proposta é que as famílias comprem os lotes por mil reais cada em 60 parcelas e que a prefeitura de Tramandaí realize as obras de infra-estrutura e urbanização necessárias. Foi criada também uma comissão para acompanhar os trabalhos entre os governos municipais, constituída por todos os órgãos presentes e também por moradores. 
 
       Estiveram presentes na Audiência Pública: Deputada Estadual Anna Afonso, presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos; o Secretário de Estado de Habitação e Saneamento, Marcel Frison; o vice-prefeito de Tramandaí, Juarez Marques da Silva; o representante do Ministério das Cidades, Jorge Munchen; o vereador de Tramandaí Clayton Ramos.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

II ACAMPAMENTO DA JUVENTUDE DO MNLM - PORTO ALEGRE

            Foi realizado nos dias 19 e 20 de Março de 2011, o Acampamento da Juventude do MNLM. Durante os dois dias 50 jovens das regiões de atuação do movimento (Bom Jesus, Morro Santana, Lami, Juca Batista, Ocupação 20 de Novembro...) estiveram reunidos no Espaço Cultural Quilombo da Cooperativa 20 de Novembro no Lami em diversas atividades, debates e oficinas. A atividade teve o apoio da RECID- Rede de Educação Cidadã, do SINTRAJUFE- Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal, CUT - Central Única dos Trabalhadores e da Cooperativa 20 de Novembro.

APRESENTAÇÕES DE ESQUETES DE TEATRO

]
DEBATES
EXIBIÇÃO DE VÍDEOS

TRABALHOS EM GRUPOS

TRABALHOS EM GRUPOS


OFICINA DE SERIGRAFIA


OFICINA DE GRAFFITI

 


JUVENTUDE ORGANIZADA JAMAIS SERÁ PISADA!!! 

 
             Segundo a ONU- HABITAT, um bilhão de pessoas vivem em assentamentos precários em todo o mundo e mais de 70% delas têm menos de 30 anos. Neste sentido, a população jovem representa uma grande parcela dos militantes do Movimento Nacional de Luta pela Moradia, o que soma mais um elemento as dificuldades enfrentadas pela juventude, a necessidade de habitação. O público jovem tem demandado especial atenção por parte do poder público e da sociedade civil organizada. Hoje cerca de 50,5 milhões de brasileiros, um quarto da população brasileira, tem entre 15 e 29 anos. Além de representarem 1/3 dos desempregados, os jovens e as jovens da periferia enfrentam o preconceito racial, social, econômico e geracional. 
 
          Um dos desafios mais importantes para o enfrentamento da violação de direitos que sofre a juventude das comunidades populares é de os próprios jovens se entenderem enquanto sujeitos históricos, políticos e sócio-culturais. Para tanto nos últimos anos o Movimento vem possibilitando espaços para o exercício do protagonismo juvenil no enfrentamento das problemáticas que atingem os jovens, através da criação e fortalecimento de núcleos de juventude e da realização de atividades de formação. 
 
         Em 2007 foi realizada a I Plenária Estadual da Juventude do MNLM em Porto, na qual jovens de diversos municípios participaram de 3 dias de formação (sobre temas como redução de danos, relações de gênero, raça/etnia, desenvolvimento urbano, educação, cultura e meio ambiente) e da tradicional Marcha dos Sem. Em 2008 foi realizado o I Acampamento da Juventude de Porto Alegre com o foco na formação em comunicação (serigrafia, audiovisual, graffiti, rádio comunitária, etc), na perspectiva da criação de núcleos solidários de geração de trabalho e renda (Economia Popular Solidária). Em 2009 foi realizado o I Encontro da Juventude do município, preparatório ao I Encontro Estadual da Juventude do MNLM realizado em 2010 no Acampamento da Juventude do 10 ° Fórum Social Mundial, em Novo Hamburgo, do qual também participaram da organização. Também durante o FSM foram realizados o Seminário “Educação Popular no Contexto Urbano” em Sapiranga e o “Acampamento da Reforma Urbana” em São Leopoldo.

No dois últimos encontros nacionais do movimento foi pautada a importância da organização da juventude. No VIII Encontro Nacional, realizado em Janeiro de 2009, em Belém do Pará, foi apresentada e debatida pelo conjunto dos militantes do movimento as pautas da juventude. Também foi encaminhada a realização do I Encontro Nacional da Juventude do MNLM e etapas preparatórias. 
 
A Juventude do MNLM também participou da 1° Conferência Nacional de Juventude em suas etapas estadual e nacional. Também realizou Conferências Livres com os e as jovens do movimento e em comunidades periféricas da cidade em parceria com a Rede Juventudes de Porto Alegre. Outro debate que tem sido pauta é a questão da segurança pública e da política de drogas, também foram realizadas Conferências Livres de Segurança Pública nas ocupações do MNLM na cidade. Além de uma Conferência Livre em parceria com outras entidades (grupo Hospitalar Hospitalar Conceição - GHC, Escola Técnica Mesquita, Cesmar, Senac, Movimento Kizomba, , Redes de Pontos de Cultura (Quilombo do Sopapo, Vila na Trilha, Teia Viva: Arte, Cultura e Saúde e Falando a Gente se Entende), que reuniu 500 jovens que votaram nos sete princípios e 21 diretrizes que foram encaminhadas à Conferência Nacional de Segurança Pública. 
 
        Também na perspectiva de constribuir ainda mais nesse processo gradativo de formação e fortalecimento da organização da Juventude do MNLM foi realizado o II Acampamento da Juventude do MNLM.
  ACABOU A REGALIA É O PODER DA PERIFERIA!!!

"QUILOMBO": MAIS UM NÚCLEO DA COOPERATIVA 20 DE NOVEMBRO




              Em Novembro de 2010 foi inaugurado mais um núcleo descentralizado da Cooperativa 20 de Novembro: o "Quilombo: Espaço Cultural, Bar e Lancheria. Localizado no balneário do Lami, o núcleo foi constituído na perspectiva de gerar renda para os moradores da região e também construir uma alternativa cultural com a realização de diversas oficinas (graffiti, serigrafia, etc).


Todos os sábados e domingos a tarde embalados pelo Samba Rock do grupo "Duguetto"



  E as noites de sexta com o o "DJ Serginho" do Mega Som - A Nave do Som


 Oferecendo o Prato da Casa "Filé de peixe com fritas" por apenas R$ 7,00
 E uma porção especial de filé de peixe

Pôr do Sol no Lami (vista da janela do Quilombo)