Vídeo realizado no dia 23 de março de 2007, data em que os moradores da Ocupação 20 de Novembro foram despejados por ordem judicial, através de uma ação excessiva da polícia que parou o centro de Porto Alegre por 4 horas. Produzido pela Ocupação 20 de Novembro.
Um comentário:
Anônimo
disse...
Valeu! A resistência é uma ferramenta de luta que ajuda a constuir a justiça. Enquanto houver oprimidos conscientes, haverá prédios, fazendas, estradas, repartições ocupadas. É a forma legítima de fazer avançar os direitos para todos. Somos solidários nesta Luta. Viva o MNLM. Viva o socialismo.
No dia 20 DE NOVEMBRO DE 2006 o Movimento Nacional de Luta pela Moradia-MNLM ocupou, pela segunda vez, o prédio situado na esquina da Avenida Mauá com a caldas Junior no centro de Porto Alegre e denunciou seu uso pelo crime organizado (PCC) e a especulação imobiliária de que é fruto.
A ocupação 20 de Novembro tornou-se referência nacional e internacional no debate do uso de imóveis no meio urbano para fins ilícitos e sua reversão para moradia de interesse social. Além disto o despejo das 36 famílias que residiram no prédio por 4 meses, causou comoção e revolta pelo enorme contingente policial que foi utilizado (CERCA DE 300 POLICIAIS).
Desde 23 DE MARÇO DE 2007 as famílias do MNLM encontram-se assentadas provisoriamente em área pública na Avenida Padre Cacique. As famílias retomaram os núcleos de produção e com seu trabalho restauraram o imóvel público. A área em questão vem sendo negociada pela prefeitura de POA com o Internacional que tem um mega projeto para o local para a Copa de 2014.
Atualmente, funciona no assentamento a COOPERATIVA 20 DE NOVEMBRO, que possui núcleos de comunicação (serigrafia, designer gráfico, criação de sites e blogs), alimentação (refeições para eventos e padaria), artesanato e prestação de serviços. Hoje a Cooperativa Municipal 20 de Novembro gera renda para os e as militantes do movimento além de uma porcentagem do resultado obtido ser revertido para a luta do MNLM na cidade.
QUILOMBO: ESPAÇO CULTURAL, BAR E LANCHERIA
Núcleo no bairro Lami
REFEIÇÕES PARA EVENTOS
PADARIA
COMUNICAÇÃO VISUAL (SERIGRAFIA E DESIGNER GRÁFICO)
RECICLAGEM
EDREDON DE FIBRA DE GARRAFA PET
Núcleo na Zona Leste
ARTESANATO
Breve histórico do MNLM
O Movimento Nacional de Luta Pela Moradia (MNLM) surge em 1990 com a proposta de buscar acabar com o déficit habitacional , através do estímulo a organização e articulação nacional dos movimentos de luta pela moradia, desenvolvidos por sem-tetos, inquilinos, mutuários e ocupantes, unificando suas lutas pela conquista da moradia e o direito fundamental a Cidade. Hoje o MNLM está presente em 16 estados brasileiros e 25 municípios do Rio Grande do Sul, e tem como principal eixo de luta a Reforma Urbana. O debate da Reforma Urbana compreende não apenas a questão da casa, mas todo o seu contexto: Educação, saúde, economia, trabalho, comunicação, meio ambiente, mobilidade urbana, relações humanas, etc. Propomos discutir e construir a cidade que queremos democrática, participativa, sustentável e que respeite as diversidades!
Um comentário:
Valeu!
A resistência é uma ferramenta de luta que ajuda a constuir a justiça. Enquanto houver oprimidos conscientes, haverá prédios, fazendas, estradas, repartições ocupadas. É a forma legítima de fazer avançar os direitos para todos.
Somos solidários nesta Luta.
Viva o MNLM. Viva o socialismo.
Sommacal, jornalista.
Postar um comentário