terça-feira, 7 de junho de 2011

MNLM SE RETIRA DO OP- ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

Nossa luta é para incluir os lutadores do povo organizado no Minha Casa, Minha Vida, não somente pessoas que se inscreveram e foram pra casa esperar um telefonema ou os “amigos do rei”.

       Após mais de 10 anos lutando no OP por recursos para habitação, o MNLM se retirou ontem a noite, dia 06 de Junho, da Plenária Regional do OP, na Restinga. Foi negado o direito de fala ao movimento, principal crítico à política habitacional de Porto Alegre, assim como a realização da  tradicional Plenária Intermediária.
     O MNLM questiona a metodologia e transparência da definição das famílias contempladas pelo MCMV 0 a 3 salarios minimos, feita pelo DEHAB, através de um tal “sorteio” que é uma caixa de surpresa. E também da não realização ou ao menos agendamento de uma audiência com o prefeito Fortunati, solicitada desde o dia 26, quando o MNLM permaneceu acampado 24 horas em frente a prefeitura e não foi recebido pelo prefeito. Além do desrespeito as negociações já realizadas com o governo com relação aos efeitos da copa do mundo.
     Como não foram atendidos, os 350 integrantes do movimento que estavam na Plenária do OP protestaram, formando uma fila e entregando as cédulas de votação em branco ao Prefeito Fortunatti, sinalizando que não teriam interesse de participar com o voto, sendo a voz lhes havia sido negada e se retiraram da Plenária.

2 comentários:

cleci.academicosdaorgia@gmail.com disse...

OLA,é companheiros essa luta é antiga ,mas passaram por varios prefeitos,e o Fortunati está decepicionando muito por ele ter sido um dos fundadores do PT,ele trocou de partido e de ideologia,eu larguiei o OP desde o primeiro mandato do Fogaça,qdo eu percebi que as comunidades que eram contempladas eram só as amigas do REI,e que nós da esquerda que começamos toda esta luta não tinhamos mais voz,e eramos xacota pra eles,mas 350 companheiros se desligando do OP é preoucupante para os movimentos socias,temos que dar a resposta nas urnas,analisando bem todas as propostas,um abraço.
Cleci Trindade,atuante na Cultura popular de POA.

RAIOS DE SOL disse...

Sim, é lamentável que o Orçamento Participativo tenha se tornado alvo de favoretismo e não incentivo como era antigamente de aprendizado e conhecimento sobre n ossos bairros e cidade, bem como nossos direitos,Fui conselheira tanto na Gestão da Frente Popular como na de Fogaça,que usaram as pessoas para aprender como deveria funcionar e transdfomaram em tranpulim para eleição porque o OP já não mais é Democratico e participativo porque o povo quer e sim por alguns quilos de arroz que dão para as pessoas necessitadas para irem e votarem conforme eles querem é mole ou quer mais? Mediante a isso saimos do OP da Restinga devido a tanta ditadura. OPOVO VAI DAR A RESPOSTA CERTA NA HORA CERTA